📍 Contexto geral
O Ministério da Educação (MEC) apresentou, em 12 de novembro de 2025, durante a COP30 em Belém (PA), a Política Nacional de Educação Ambiental Escolar (Pneae), que será lançada em breve. A apresentação ocorreu em painel realizado no estande da Associação de Universidades Amazônicas (Unamaz), com participação do ministro da Educação, Camilo Santana, e da secretária da Secadi/MEC, Zara Figueiredo.
A Pneae chega em um momento em que o Brasil e o mundo enfrentam eventos climáticos extremos, afetando diretamente escolas, estudantes e redes de ensino em todas as regiões.
🌱 Educação e crise climática
Durante o painel, o ministro Camilo Santana destacou que a educação está integrada à agenda do meio ambiente e tem papel estratégico na ação climática global. Segundo ele, “nossas escolas, universidades e institutos federais são terreno fértil para cultivarmos consciência climática e sustentabilidade. O futuro passa pela nossa juventude!”.
O ministro também lembrou que, em 2024, quase 1.500 municípios brasileiros foram afetados por interrupções escolares devido a eventos climáticos extremos, atingindo mais de 10 mil escolas e cerca de 2,5 milhões de estudantes, com impacto direto no rendimento escolar.
🏫 Dados das escolas brasileiras
O texto do MEC destaca informações do Censo Escolar 2024 sobre estrutura e práticas ambientais nas escolas públicas:
- 79,0% das escolas públicas têm coleta de lixo;
- 64,8% das escolas públicas possuem área verde;
- 40,0% das escolas públicas têm salas climatizadas;
- 67,3% desenvolvem ações de educação ambiental;
- 60,3% declaram que a educação ambiental é eixo do currículo.
A secretária Zara Figueiredo lembrou que a crise climática impacta mais fortemente os estudantes de municípios mais pobres e de populações tradicionais. Em alguns casos, alunos podem perder até meio ano de aprendizado devido ao aumento das temperaturas, e muitas escolas em áreas mais quentes concentram maioria de alunos negros.
🦉 O que isso representa para docentes e redes de ensino
Para professoras, professores e futuras/os candidatas/os às carreiras docentes em escolas, institutos e universidades públicas, a Pneae aponta para:
- maior relevância da educação ambiental nos currículos e projetos pedagógicos;
- necessidade de formação continuada em temas de clima, sustentabilidade e justiça climática;
- fortalecimento de escolas e redes mais resilientes a eventos climáticos extremos;
- possibilidade de novos programas, editais e iniciativas voltadas à educação ambiental escolar.
Para o público do Docente Federal, que acompanha concursos, seleções e políticas para o magistério público, essa agenda tende a dialogar cada vez mais com perfis de vagas, projetos institucionais e ações de extensão e pesquisa em educação ambiental.
📚 Eixos da Política Nacional de Educação Ambiental Escolar (Pneae)
A Pneae articula educação, meio ambiente e clima e se alinha à Agenda 2030 da ONU, em especial aos ODS 4, 13 e 18, com atenção à justiça climática e aos territórios mais vulneráveis. Entre os principais eixos estão:
- Coordenação Federativa – governança tripartite entre MEC, Consed e Undime, com rede de agentes estaduais, municipais, distrital e territoriais de educação ambiental escolar;
- Protocolos, Diretrizes e Cadernos Orientativos – planos de resiliência para redes e escolas;
- Formação – currículo e práticas pedagógicas para escolas sustentáveis e resilientes, com ênfase em soluções baseadas na natureza, pátios verdes, bioconstruções e integração de saberes científicos e tradicionais;
- Compartilhamento de Saberes e Práticas – criação do Selo Chico Mendes de Educação Ambiental Escolar, Dia da Virada Climática, editais de incentivo às práticas sustentáveis e comunicação voltada à difusão de saberes tradicionais e populares.
🌍 MEC na COP30
A participação do MEC na COP30 integra a Agenda de Ação da conferência, em que o Brasil atua em 30 objetivos-chave para transformar compromissos em resultados concretos. O MEC responde especialmente ao 18º objetivo, que trata de “Educação, capacitação e geração de empregos para enfrentar a mudança do clima”.
Além da Pneae, o MEC apresenta, em Belém, ações como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), iniciativas de sustentabilidade na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e debates sobre bioeconomia na Amazônia Legal.
📎 Fonte oficial
As informações desta notícia foram extraídas da matéria oficial do Ministério da Educação (MEC):
MEC apresenta Política de Educação Ambiental na COP30 .
Foto: João Stangherlin/MEC
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Publicado por Docente Federal • em 14 de novembro de 2025




