docentefederal.com.br

Série do MEC resgata quase dois séculos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Série do MEC resgata quase dois séculos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica com coletânea de cinco volumes regionais.

Obra lançada na 5ª Semana Nacional de EPT conecta passado e presente em cinco volumes que contam quase dois séculos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

📘 Lançamento da coletânea

O Ministério da Educação (MEC) lançou no dia 9 de outubro, último dia da 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica, a coletânea de livros “Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: quase dois séculos mudando o Brasil”. São cinco volumes — um para cada região do país — que apresentam os contextos regionais das instituições que compõem a Rede Federal, destacando o processo de interiorização e a capilaridade em todas as regiões brasileiras.

🏫 Memória e identidade

“É a materialização de uma memória compartilhada, que conecta a tradição e a inovação, consolida a identidade e amplia a visibilidade dessas instituições e de uma política pública educacional que é transformadora”, afirmou o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli.

Unindo o passado e o presente em 41 capítulos, a obra reúne textos escritos por 140 autores que apresentam as trajetórias históricas de cada instituição, estabelecendo um diálogo entre memória e inovação educacional. Serão distribuídos 5 mil exemplares impressos para as bibliotecas dos institutos federais, dos Cefets e do Colégio Pedro II.

🕰️ Versão digital e acesso público

Além da versão impressa, os cinco volumes da coletânea podem ser acessados gratuitamente em formato digital nos repositórios abaixo:

🌳 A força da Rede e da tradição

“Essa coletânea, que é fruto de uma articulação entre a Setec/MEC e o Conif, representa, acima de tudo, a história das pessoas, das comunidades e de uma rede que ajuda, ajudou e ajudará a mudar o Brasil pela educação”, destacou Lorena Rosa, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação do IFG.

Organizada em 2024, a coleção mostra que as juventudes que hoje inovam são herdeiras de uma tradição educacional iniciada em 1909 e que ainda transforma o país. O processo de editoração foi conduzido pelo Instituto Federal de Goiás (IFG), por meio da Editora IFG, em coedição com sete editoras parceiras.

O reitor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, reforçou: “Com esse lançamento, nós mostramos o poder que temos ao trabalhar em rede. Precisamos, enquanto Rede, celebrar esse momento, celebrar a nossa história”.

📷 Identidade visual e representatividade

Um painel fotográfico integra a coletânea, com imagens de todos os campi das instituições que compõem a Rede Federal, registrando de forma sistemática sua presença territorial e institucional em todo o país. A identidade gráfica é inspirada em espécies arbóreas brasileiras, simbolizando a diversidade e a longevidade da Rede.

🏛️ Rede Federal: quase dois séculos de história

Com mais de 600 campi em funcionamento e mais de 100 em implantação pelo Novo PAC, a Rede Federal tem origem em uma trajetória que completou 116 anos em 2025, mas sua história remonta a quase dois séculos, considerando a criação do Colégio Pedro II, em 1837.

🎪 Semana Nacional de EPT

A 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica é uma iniciativa do MEC, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), realizada em conjunto com o Festival Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Em 2025, o evento reuniu 400 projetos de 63 instituições que ofertam cursos técnicos e tecnológicos em todos os estados brasileiros. O tema desta edição foi “Juventudes que inovam, Brasil que avança”.

📎 Links oficiais

ℹ Créditos

  • Texto: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec.
  • Foto: Rodrigo Fonseca / MEC.
  • Fonte oficial: Ministério da Educação (MEC) – Portal Gov.br.

Publicado por Docente Federalem 23 de outubro de 2025

🦉 Acompanhe todas as nossas redes e novidades em:
https://linktr.ee/docentefederal