docentefederal.com.br

Veto a celular leva 80% dos alunos a prestar mais atenção nas aulas

Aluno em sala de aula com smartphone, foco no uso de celular nas escolas.

Por Redação • Postado em 24 de setembro de 2025 • ⏱️ Leitura estimada: 3 min

📌 Pesquisa nacional revela impactos

Mais de 80% dos estudantes brasileiros afirmam que têm prestado mais atenção nas aulas após a restrição do uso de celulares em sala. A percepção é maior no Ensino Fundamental I, onde 88% relatam aumento da concentração. Já no Ensino Médio, o índice é de 70%.

O levantamento foi realizado pela Frente Parlamentar Mista da Educação, em parceria com o Equidade.info, iniciativa do Lemann Center da Stanford Graduate School of Education. A pesquisa ouviu 2.840 alunos, 348 professores e 201 gestores de escolas públicas e privadas em todas as regiões do país, entre maio e julho de 2025.

🎓 Percepções de alunos, professores e gestores

Segundo os resultados, 77% dos gestores e 65% dos professores relataram diminuição do bullying virtual. Entre os alunos, no entanto, apenas 41% perceberam essa mudança, sugerindo subnotificação ou diferenças de percepção entre os grupos.

Por outro lado, o estudo também apontou efeitos colaterais: 44% dos estudantes disseram sentir mais tédio nos intervalos, e 49% dos professores notaram aumento da ansiedade entre os alunos sem o celular. O problema é mais acentuado no Fundamental I (47%) e no turno da manhã (46%).

🌎 Diferenças regionais

O Nordeste foi a região que mais destacou avanços, com 87% de percepção positiva. Já o Centro-Oeste e o Sudeste apresentaram índices mais baixos, de 82%, mostrando que os efeitos variam conforme o contexto escolar.

👥 Declarações

Para o deputado Rafael Brito, presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação, “proteger nossos estudantes do uso do celular em sala de aula é garantir um ambiente mais saudável e focado no aprendizado”.

A presidente do Equidade.info, Claudia Costin, destacou que a restrição trouxe ganhos, mas “sozinha não basta”: é necessário criar alternativas de interação e estratégias específicas por idade.

O coordenador do estudo e docente da Stanford, Guilherme Lichand, afirmou que “a regulação trouxe ganhos importantes para o aprendizado, mas o próximo passo é transformar a medida em política duradoura que una foco acadêmico e bem-estar dos estudantes”.

📜 Contexto legal

A lei que proíbe o uso de celular dentro das escolas foi sancionada em janeiro de 2025, após aprovação no Congresso Nacional.

📑 Créditos

Reportagem original: Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

📩 Contato

Encontrou algum erro ou tem dúvida sobre esta publicação?
Escreva para: redacao@docentefederal.com.br

Publicado por Docente Federal.

🦉 Acompanhe todas as nossas redes e novidades em:
https://linktr.ee/docentefederal